sábado, 30 de janeiro de 2010


HORA DA CAÇA

Nada de esperar o verão para ver o que acontece: a temporada de caça ao mosquito não deve parar, principalmente com a época das chuvas. E, se você acha que não tem nada para se preocupar por que sua cidade nãoestá entre as que mais sofreram com adengue este ano, é melhor pensar de novo. O menor descuido pode ser suficiente para iniciar uma epidemia. "Onde há foco de mosquito, basta chegar uma pessoa contaminada de outra cidade para que a transmissão comece", lembra o diretor do Departamento de Vigilância à Saúde de São Bernardo, dr. Luiz Francisco de Souza.
O único jeito de evitar a doença é a prevenção. Se cada pessoa tiver consciência de naõ deixar locais que possam acumular água, estará protegendo a si mesma e à comunidade.


Modo de transmissão

A dengue é transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti ou Aedes albopictus. (ambos da família dos pernilongos) infectados com o vírus transmissor da doença.
A transmissão nos mosquitos ocorre quando ele suga o sangue de uma pessoa já infectada com o vírus da dengue. Após um período de incubação, que inicia logo depois do contato do pernilongo com o vírus e dura entre 8 e 12 dias, o mosquito está apto a transmitir a doença.
Nos seres humanos, o vírus permanece em incubação durante um período que pode durar de 3 a 15 dias. Só após esta etapa, é que os sintomas podem ser percebidos.
É importante destacar que não há transmissão através do contato direto de um doente ou de suas secreções com uma pessoa sadia. O vírus também não é transmitido através da água ou alimento.

Lembrete: Quem estiver com dengue deve se prevenir de picadas do mosquito Aedes aegypti para evitar a transmissão da doença para o mosquito. Assim, é possível cortar mais uma cadeia de transmissão do vírus. Portanto, quem estiver com dengue deve usar repelentes, mosquiteiros e/ou outras formas de evitar a picada do mosquito
A ação mais simples para se prevenir a dengue é evitar o nascimento do mosquito, já que não existem vacinas ou medicamentos que combatam a contaminação. Para isso, é preciso eliminar os lugares que eles escolhem para a reprodução.

A regra básica é não deixar a água, mesmo quando limpa, parada em qualquer tipo de recipiente.

É bom lembrar que o ovo do mosquito pode sobreviver até 450 dias, mesmo se o local onde foi depositado o ovo estiver seco.

Caso a área receba água novamente, o ovo ficará ativo e pode atingir a fase adulta em um espaço de tempo entre 2 e 3 dias. Por isso é importante eliminar água e lavar os recipientes com água e sabão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário